Sobre
A Agenda Ambiental na Administração Pública é um programa do Governo Federal, por meio do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima que Santo André instituiu, por meio do Decreto Municipal 18.096/23, para implantar a responsabilidade socioambiental nas atividades administrativas e operacionais de órgãos públicos, em todas as suas esferas.
Ao instituir as ações da agenda ambiental entre os servidores da administração andreense, Santo André foi a primeira cidade da região do ABC a aderir a iniciativa em nível federal. Inicialmente, o projeto é financiado pelo do Fumgesan (Fundo Municipal de Gestão e Saneamento Ambiental de Santo André) e durante 12 meses contará com ações teóricas e práticas que vão envolver 270 servidores de forma direta e outros 3,8 mil de forma indireta. Participarão funcionários das diversas secretarias do Edifício Executivo e do Semasa. Todas as ações visam estimular a redução do uso de plástico, de papel, de consumo de água e de energia elétrica, além de incentivar as práticas de reciclagem, compostagem e hortas comunitárias. Após o período de doze meses, o projeto seguirá como parte das atribuições do Semasa por, pelo menos, cinco anos.
O projeto A3P soma-se às premissas do programa Santo André 500 anos, que estabelece metas, diretrizes e ações estratégicas para diversas áreas até 2053, quando a cidade completará cinco séculos de existência.
Além disso, a iniciativa está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) da ONU (Organização das Nações Unidas). Trata-se de um apelo global para combater a pobreza e desigualdade, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e prosperidade até 2030.
A A3P possui um espaço próprio dentro do portal do Governo Federal. No site, é possível ter acesso a cursos, notícias e outros informes. Além disso, é possível verificar a adesão de Santo André ao programa.
Esfera Federal
Conheça o site em http://a3p.mma.gov.br/